quinta-feira, 26 de junho de 2014

PRIMEIRO MORFOLÓGICO (Translucência Nucal): entre 11 semanas e 13 semanas+6 dias.

Este exame é realizado desde 11 semanas até 13 semanas e 6 dias.Geralmente é feito pela via suprapúbica (por cima), mas em alguns casos pode ser necessário fazer transvaginal.

OBJETIVOS:

-Datar a gestação corretamente, particularmente em mulheres que não têm certeza da data da última mesntruação, ou que tem ciclos irregulares, ou que engravidaram amamentando, ou imediatamente após terem parado a pílula.
São realizadas as medidas do feto, e através desta medida pode ser estimada a data do parto.

-Datar precisamente o tempo de gestação.

-Diagnosticar gestação múltipla.(Cerca de  2% das gestações normais e 10% das assistidas).
Neste caso o exame de ultrassom pode diagnosticar se os bebês estão se desenvolvendo de maneira adequada, e se eles compartilham ou não a mesma placenta. Devido a possibilidade maior de complicações da gestação de gêmeos, pode ser que estas gestações precisem ser acompanhadas mais de perto.

-Diagnosticar anomalias fetais maiores, como por exemplo a anencefalia, onfaloceles, defeitos maiores.
Todavia é necessário realizar o 2º Morfológico( entre 18 e 24 semanas).

-Diagnosticar abortamento precoce= infelizmente, em cerca de 2% das mulheres que vêm fazer o Primeiro Morfológico o bebê morreu , ás vezes até semanas antes, e não houve nenhum sinal que sugerisse que isso tenha ocorrido.


-Avaliar o risco de síndrome de Down e outras anormalidades cromossômicas.
O cálculo de risco é estimado através da análise da idade da gestante,e dos parâmetros do exame de ultrassom avaliados, como a Espessura da translucência nucal(TN), presença do osso nasal(ON), fluxo de sangue através do coração fetal e do duto venoso, e pela presença de anormalidades fetais.
Os pais serão informados do cálculo do risco, e receberão aconselhamento sobre o significado desses riscos,e sobre as várias opções de prosseguimento desta investigação, incluindo testes invasivos (amniocentese) ou exames de sangue.

0 comentários:

Postar um comentário